“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos”.
1Pe 2.21
Dias atrás conheci uma professora universitária de assistência social, tivemos uma longa conversa sobre a realidade social do Brasil. Ela se dizia adepta da ideologia de Karl Marx, um grande teórico alemão que se tornou o pai do comunismo moderno. Ela o via como um grande revolucionário e dizia que a solução para os problemas sociais está em se adequar aos ensinos de Marx. Depois de uma breve exposição dos ensinos de Jesus Cristo, chegamos à conclusão que Jesus era mais radical e prático que qualquer filosofo, líder religioso, politico ou sociólogo. Os ensinos de Jesus sempre propôs uma mudança de dentro para fora, sendo que os atos externos, por exemplo: amor ao próximo, caridade, consciência social e etc. seriam reflexos de uma restauração interna e por isto permanente.
Está conversa me fez lembrar de Mahatma Gandhi, um dos mais respeitados líderes da história moderna. Apesar de hindu, admirava Jesus Cristo e frequentemente citava frases do Sermão da Montanha. Certa vez o missionário E. Stanley Jones encontrou-se com ele na Índia, e perguntou: Senhor Gandhi, apesar do senhor sempre citar as Palavras do Cristo, por que é tão inflexível e sempre rejeita tornar-se seu seguidor? Ao que Gandhi respondeu: “Ó! Eu não rejeito seu Cristo. Eu amo seu Cristo. Apenas creio que muitos de vocês cristãos são bem diferentes do vosso Cristo. Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos que não vivem o que dizem acreditar!”.
Não desmerecendo Mahatma Gandhi; pois sei que, embora fosse um grande líder, não conheceu Jesus Cristos em sua essência, como nós cristãos! Porém a sua argumentação nos faz pensar. Será que estamos refletindo Cristo em nossas vidas? Será que nossos atos são semelhantes aos atos d’Ele? Será que estamos andando em seus passos? Uma coisa é certa, seja muçulmano, judeu, ateu, hindu, budista, etc. Todos reconhecem que os ensinamentos de Jesus é a única saída para este mundo!
Nós, cristãos temos a resposta para este mundo injusto e sem Deus. Jesus nos mostrou o caminho que devemos trilhar e nos deu a autoridade do Seu Espirito Santo para produzir a mudança que todos clamam; Ele disse: “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas...” O mundo admira os ensinamentos de Cristo, o cristão deve viver os ensinamentos de Cristo. Está na hora de deixarmos de admirar as Palavras de sabedoria de Jesus e tomarmos posse d’Elas, colocando-As em prática! Que se ache a vida de Cristo em nossas vidas! Só assim o mundo será impactado de verdade e o verdadeiro sentido do cristianismo será conhecido: “Cristo em vós!”.
No amor do Mestre
Mss. Ângelo Máximo
Nenhum comentário:
Postar um comentário