quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ORAÇÃO:


ORAÇÃO:
Muito tem se falado a respeito da oração e quando se pergunta: o que é oração? “As respostas são diversas: “Dialogo com Deus”, “comunhão com Deus”, “conversa com Deus”, “abrir o coração a Deus como a um amigo”, prece ou súplica dirigidas a Deus”. Pois aí estão algumas definições de oração. Pela oração obtemos as vitorias e fortalecimento para nossa vida.

a. Como orar:

Jesus ensinou um modelo de oração (Lc. 11: 1- 4) este é apenas um modelo, não reza (repetir). Toda oração deve conter os elemento desta oração modelo:
o    Em exaltação ao pai que está no céu acima de todos (Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;)

o    Rendição para ser feito segundo a vontade de Deus. (venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.).

o    Reconhecimento da dependência de Deus. (Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;)

o    Petições: (E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal.).

De acordo com João 14: 13 – 14 tudo deve ser feito em nome de Jesus
                                                                                                                            
“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”


b. Oração uma pratica constate para viver, seus aspectos:

o   Suplica – é quando estamos pedindo por nós mesmos,

o   Intercessão - é quando estamos pedindo por outrem ...

o   Gratidão – é quando estamos agradecendo por bênçãos que já recebemos,

o  O louvor pode ser também um tipo de oração proferida por um coração rendido a Deus.

         c. Condições para Deus ouvir nossas orações:

o   – sem fé você não consegue agradar a Deus - “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11.6

o  Coração puro - isto é perdoar, liberar perdão e conciliar-se. Acertar as diferenças com seu próximo, “Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá (Sl. 66: 18) (1 Tm. 2: 8; Mt. 5: 23,24;)

o  Não desista da oração especifica até que o próprio Espírito Santo o convença de que Deus já respondeu. “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração (Rm 12: 12).

d.. Recompensas da oração:

o   Deus nos surpreende com uma resposta alem do que pedimos – Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Ef. 3: 20)

o  Deus responde a cada uma das nossas orações Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males. (I Pedro 3.12)

Conclusão: deixar de orar é pecado, muitas pessoas tem revelado que não conseguem orar isso acontece porque você ainda não entendeu que Deus é uma pessoa relacional, quer se relacionar com você. Ele tem prazer em te abençoar; em gêneses quando Deus criou o homem, Ele queria um filho, um amigo, um herdeiro, mas também ele queria se relacionar e manter contato conosco todos os dias.



I.                   iNtercessão:

Na devocional anterior falamos sobre oração, achei que seria importante abordar em seguida o tema intercessão por ser um tipo de oração. A intercessão é uma oração feita em favor dos outros seja individuo, grupos ou por lugares e ate mesmo nações, quando intercedemos é como se esquecêssemos de nos mesmo, passando a investir todo o tempo da oração em favor de outrem.

O cristão é exortado a orar:

1.      Por todos os homens,

2.        Pelas autoridades Para que tenhamos dias melhores e para que eles sejam salvos. (I Tm 2: 1 – 4)

3.      Pelos doentes (Tg 5: 14)

4.      Uns pelos outros (Tg. 5: 16)

5.      Pelos que lhe perseguem (Mt 5: 44)

6.      Por espírito de sabedoria, (Ef 1: 17)

7.      Oração pelo fortalecimento da igreja e conhecimento do amor de Cristo (3: 14 – 21)

8.      Pleno conhecimento da vontade de Deus e fortalecimento com todo poder de Deus (Cl 1: 9 - 12)

Devemos pedir ao Espírito Santo que nos oriente à oração intercessora. O egoísmo torna nos incapazes de interceder por outros; se pararmos para observar a oração que as pessoas costumam fazer veremos que a maioria ora por si ou por sua família, o egoísmo não permite que ultrapasse esses níveis, mas quando praticamos a oração intercessora, esquecendo-nos de nós mesmos para interceder pelos os outros, somos grandemente abençoados, foi quando Jó intercedia por seus amigos que Deus lhe deu tudo em dobro
.
Jesus é nosso maior modelo intercessor:

o    Intercedeu por seus discípulos (Jo 17: 6 – 26)

o    Pediu ao pai que perdoasse aqueles que o crucificaram (Lc 23: 34)

o    Jesus é nosso advogado e intercede por nós junto ao Pai (Rm 8: 34; Hb 7: 25)

Peça ao Espírito Santo que o oriente a cerca da escolha dos pedidos de oração. Separe um tempo na sua agenda diária para interceder em favor de outrem. Sempre que assistir TV, é importante ver jornais e fazer anotações das noticias que lhe chamaram atenção. Ao sair pelas ruas use um bloco de anotações para anotar o que você gostaria que mudasse; para não se esquecer de interceder destaque a folha de anotações e coloque a num lugar visível, de preferência o lugar onde você irá passar varias vezes ou permanecer a maior parte do dia. Ex. : Espelho, porta da geladeira, painel do carro, você pode inventar outros.

Deus o abençoe nesta nova caminhada de oração intercessora.



Pr. Raimundo Umbelino - bacharel em teologia pela faculdade teológica de perdizes e pr. presidente da igreja Batista Vida Total



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...